
BRIT-MILÁ
Pacto de fé milenar entre Avraham e D’US. E o que significa esse “pacto”?
É o “1o contrato da humanidade” no qual D’US promete cuidar do povo Judeu, ali representado por Avraham e este promete em nome de todo o povo Judeu seguir os mandamentos de D’us.
E como vamos assinar esse “contrato”?
“E circuncidareis a carne de vosso prepúcio ao 8o dia, este será um sinal entre MIM e vós”.
É uma marca indelével, que não se apaga jamais, todo homem Judeu quando olha para si sabe do compromisso que tem com D’us, ou seja, tentar transformar o mundo num local melhor mais evoluído com valores justos e de família, mas não através de suas palavras e sim de atos, atitudes.
A palavra Brit-Milá, traduzindo para o português significa, Brit (pacto) e Milá (carne ou circuncisão) ou seja “pacto da carne”.
Na religião judaica o Brit compreende a maior das MITZVOT juntas (atos de boa ação ordenados por D’US).
É o momento mais importante da vida do Homem Judeu aonde ele está propriamente entrando para o povo Judeu.
Cada letra hebraica equivale a um número e Brit-Milá somados equivalem a 613, que são o número dos mandamentos ou Mitzvtot de Maimônedes (RAMBAM), grande sábio, rabino, médico e filósofo marroquino que através de uma grande obra de decodificação da lei da Mishná (leis judaicas) escreveu 14 volumes intitulados “Os 613 mandamentos de Maimônedes”.
O Brit-Milá, suas leis e práticas é rico em significado e está intimamente relacionado com o que é ser Judeu, é muito mais do que uma cirurgia é um PACTO DE FÉ (EMUNAH), através do qual reconhecemos D’US e nos comprometemos com a Sua palavra, nos tornamos sagrados e recebemos Suas promessas de vida e fertilidade.
Quem realiza o Brit-Milá?
Quem realiza o Brit-Milá?
Ele é realizado por um MOHEL, homem Judeu praticante e perito nas leis e técnicas do Brit-Milá (circuncisão).
QUEM É O SUNDAK?
Sundak, que vem do Grego “sundek”, que significa padrinho, apesar de na religião judaica não existir padrinho.
É um homem honrado no qual o bebê irá se mirar espiritualmente, normalmente escolhe-se um dos avós se estiverem presentes, pois representa a continuidade, o avô fez do filho e agora está vendo o filho fazer no neto, exatamente como Abrãao fez com Isaac.
Através do Brit-milá nos conectamos a uma corrente (“um link”) que une virtualmente todos os homens Judeus desde Avraham Avinu até nosso filho, ou seja representa uma RENOVAÇÃO DA FÉ JUDAICA.
ELIAHU HANAVI
Profeta Elias, lutou para provar a existência do D’US Único no mundo.
Incumbido de testemunhar a continuação do povo Judeu e anunciar a vinda do messias, está presente em todas as circuncisões e às mesas de Pessach.
Deixamos uma cadeira vazia para o profeta Elias à direita de onde ocorrerá o Brit-Milá, o pai sentará nela com o seu filho pouco antes do Brit.
NOME JUDAICO
Ao final do Brit-Milá é dado um nome judaico ao bebê e todos falam Mazal-Tov !! HOMENAGENS
O Brit-Milá é um momento de muita alegria e os pais podem homenagear seus parentes e amigos, desde trazer o bebê e entregá-lo ao pai até realizar algumas Brachot (rezas). Tradicionalmente escolhe-se um casal jovem que ainda não tenha filhos para trazer o bebê e entregá-lo ao pai, pois como o Brit-milá também significa fertilidade esta honra trará fertilidade ao casal.
ANESTESIA É PERMITIDA?
Sim, o Brit-Milá é uma marca, uma assinatura de fé, realizada no nosso próprio corpo e
não há nenhuma lei religiosa que obrigue o bebê a sentir dor, não podemos esquecer que a religião judaica sempre preza pela saúde
Nos dias de hoje o Brit-Milá é realizado com muita técnica, habilidade e sem dor, através de anestesia local por um Mohel médico.
VINHO KOSHER
Utilizamos o vinho kosher doce para a cerimônia do Kiddush que é a benção do vinho, presente em todas as festidades judaicas e no momento de dar o nome judaico ao bebê.
SEUDAT MITZVAH
A cerimônia do Brit-Milá encerra geralmente com uma refeição festiva.
E finalmente… MAZAL-TOV!!!!
SOBRE MIM
SOBRE MIM
Sou MOHEL, certificado por Seminário Rabínico, médico urologista e cirurgião.
Faço um Brit-Milah com muita tranquilidade e técnica, proporcionando segurança para o bebê e aos pais, sem é claro perder o cunho religioso desta cerimônia tão importante e marcante na vida da família judaica.
Experiência de 20 anos realizando Brit-Milá e circuncisão neonatal.